Led Zeppelin, Rousseau e a Feira de Gastronomia em João Monlevade

Qual a importância dos eventos culturais em sua cidade? O que é o Programa Nacional de Apoio a Cultura (PRONAC)?

Cultura

De 1991 até hoje o Brasil veio dedicando uma pequena parcela (digo pequena em relação ao montante total arrecadado, não é o foco da nossa conversa hoje) do seu dinheiro em Cultura, através do PRONAC ou conhecido também Lei Rouanet (em homenagem ao Sérgio Paulo Rouanet, criador da Lei em 91).
Mas qual o motivo disso? Você já se perguntou qual a importância da Cultura na sociedade? A Cultura molda a nossa forma de pensar, demonstra a nossa origem, é uma referência para você saber responder quando um estrangeiro te perguntar, como é o Brasil?
Não estamos defendendo a eficiência, se é certo ou errado o gasto do dinheiro público nisso, apenas demonstrando que Cultura é o que diferencia também nós humanos dos animais irracionais, somos capazes de criar coisas que não fomos programados naturalmente a realizar, como diria Rousseau.


Então estando certo ou não a forma como é gerenciado esse dinheiro, a cultura é o que nos define, define seus valores e suas crenças e no final, quem você é. Portanto, precisamos de um pouco de cultura sim, mas o que é cultura? Cultura não é nada menos do que a forma como nós demonstramos e interpretamos nossa interação com a natureza, a forma como a sua família te criou define a cultura familiar, o que você come também é uma forma de cultura, o que você ouve ou a forma que você expressa felicidade ou ódio, também pode ser uma forma de cultura. Resumidamente é o que define um conjunto de manifestações humanas de um grupo pequeno ou grande.


Sua cidade vem realizando eventos que promovem este tipo de manifestações? Festas musícais, culinárias, artísticas, históricas, que definem a sua origem, a história do seu país ou da sua cidade? Sem elas acabamos perdendo a paixão pelo país e nos sentimos deslocados de onde estamos por não se identificar com a cultura local.

Feira de Gastronomia de Rua em João Monlevade

Feira de Gastronomia de Rua em João Monlevade

 

No último dia 14 de Janeiro foi realizado a Feira de Gastronomia de Rua - Festival de Sabores, no Espaço Alegrete em João Monlevade, onde tive a oportunidade de presenciar uma boa comida mineira ao som de um excelente cover do Led Zepplin (Banda HearthBreaker, estão de parabéns).
A comida estava saborosa, cerveja gelada, porém tivemos alguns detalhes que atrapalharam um pouco a experiência gastronômica. Por exemplo, o fato de não servir a boa Carne de Porco com Abacaxi e Farofa com os talheres que facilitariam a refeição. Infelizmente problemas irão acontecer, principalmente em eventos novos.
Entretanto vale destacar o clima familiar: mesmo com chuva, o local ficou lotado e o povo muito animado, tivemos a presença até de um carro clássico que trouxe o chope da festa.


A cidade de João Monlevade vem realizando alguns eventos muito interessantes, desde a Comida de República feito por estudantes universitários até festas gastronômicas com os estabelecimentos da própria cidade. Uma excelente oportunidade para quem está começando um negócio de poder demonstrar seu produto a uma grande quantidade de consumidores. Quer validação melhor do que vender, 100, 200, 400 porções em um único dia? E você, consumidor, tem a oportunidade de conhecer vários lugares novos em um único lugar (isso me lembra... o que será ein?<3).


Os comentários são de extrema importância para evolução de qualquer ideia em desenvolvimento, seja uma Feira Gastronômica ou um novo estabelecimento. Como melhorar as coisas, se não compartilharmos as experiências boas ou ruins que temos no dia-a-dia? Não tenha medo, explore o que não conhece e fale o que tiver que falar. A forma como você expressa uma experiência é uma forma de manifestação e resulta em toda uma cultura ao seu redor.
Continue nos acompanhando, estaremos constantemente compartilhando nossas experiências. Deixe a sua colaboração na construção de uma cidade melhor!
Para mais informações acesse www.guidez.com.br e siga-nos no Facebook e Instagram!

 

Peça um adesivo e recomende sua página aos seus clientes

Deixe um Comentário